segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Prezados, irmãos leigos e leigas,
Paz e Bem!!!

"Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça". Sl 33 
Realizamos nos dias 19 a 21 de outubro, na cidade de Jacobina -BA, a XIX AGO Ordinária Eletiva do CNLB NE III (Bahia e Sergipe). Contamos com a presença do bispo referencial do nosso Organismo, Dom Mauro Montagnoli. Tivemos como assessor o Padre Airton Siqueira da Diocese de Bonfim que tratou do tema da assembleia: Concílio Vaticano II: Sinais dos tempos e o agir cristão, com foco na vocação e missão do laicato. O nosso irmão leigo Francisco José dos Santos (Chico) deu inicio ao estudo do tema na abertura da AGO, com um video sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, o que permitiu melhor entendimento e participação.Esta assembleia também foi eletiva.
Assim sendo, elegemos uma nova Presidência, com Wilma Almeida ( Diocese de Jequié) na Presidência e Normilda Santos Fonseca (Diocese de Bonfim) na Vice-Presidência. Temos uma nova secretária: Maria das Graças Pereira Mendes( Diocese de Bonfim),Sérgio Augusto da Santana (Diocese de Alagoinhas) Secretário Adjunto,  Eliana Said ( Diocese de Alagoinhas) como Tesoureira e Antonio da Cruz Santana (Diocese de Caetité) Tesoureiro Adjunto.
Conselho Fiscal: Titulares: Francisco José dos Santos – (Diocese de Alagoinhas), Gleude Moura Rocha Couto – Arquidiocese de Salvador, Maria José Ferreira ( Arquidiocese de Salvador), Suplentes: Sonia Maria Carvalho Santos (Diocese de Alagoinhas) Valdice Santos Oliveira Bastos (Diocese de Alagoinhas)
Sentimos muito as ausências de alguns conselhos (Arqui)diocesanos de leigos e leigas. Não devemos esquecer que somos uma Igreja Povo de Deus e que apesar das dificuldades, dos obstáculos precisamos estar juntos, unidos, fortalecendo uns aos outros, vivendo a experiencia dos primeiros cristãos : " eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações." (At, 2-42).
Atenciosamente,
Gleude Moura
CNLB NE III 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fracasso do neoconservadorismo católico brasileiro
 José Lisboa Moreira de Oliveira
 Filósofo, teólogo, escritor e professor universitário

Os dados do último censo demográfico revelaram uma queda no número de católicos no Brasil. Segundo as estimativas a percentagem caiu de 83,34% para 67,84% nos últimos 20 anos. A questão foi discutida na última assembleia geral da CNBB, em abril deste ano, em Aparecida (SP). Alguns bispos ficaram horrorizados com a notícia. Outros tentaram minimizar os dados, achando que se tratava de “intriga da oposição”. Outros, talvez mais realistas, não se assustaram com os dados do IBGE. O certo é que não seria necessário esperar estes dados oficiais para nos darmos conta deste fenômeno. Qualquer católico sério, antenado com a realidade, sabe muito bem que sua Igreja perde cada vez mais fiéis. Basta dar uma olhada nas missas, nos grupos, nos movimentos, nas pastorais, para perceber com clareza esta situação. É verdade que alguns templos ainda ficam repletos aos domingos e que alguns padres cantores reúnem milhares de pessoas em seus espetáculos religiosos. Alguns se iludem com isso e pensam piamente que a Igreja Católica ainda é uma força hegemônica. Mas este público é insignificante diante da percentagem de católicos, de modo que se pode afirmar, sem medo de errar, que o número de praticantes é bem inferior aos dados fornecidos pelo IBGE. Se formos fazer a conta na ponta do lápis é possível dizer que os católicos praticantes não superam os dez por cento. Se depois pensarmos na juventude participativa este número deve cair para menos de um por cento. Porém, o mais interessante nesta história é que a diminuição dos católicos no Brasil coincide com o desmantelo da Igreja da libertação e com a implantação de um regime católico neoconservador. Os católicos vão diminuindo no Brasil na medida em que as comunidades eclesiais de base vão sendo sistematicamente abolidas e substituídas pelos movimentos neopentecostais católicos.