sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NNOTÍCIAS REGIONAL

Prezados Amigos:
 Aconteceu no dia 10 de setembro uma reunião entre o bispo referencial do organismo Dom Mauro Montagnoli e a presidência do CNLB NE III. Foi um encontro muito importante para a caminhada do laicato neste Regional e para a própria continuidade do CNLB III. Fizemos inicialmente uma avaliação do trabalho desenvolvido pelo CNLB NE III e dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas. Vimos que a realidade apresentada é desafiadora, temos obstáculos a serem superados, mas continuamos convictos da importância destes organismos para a ação evangelizadora da nossa Igreja. Reafirmamos o item nº 99 das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: Para que tenhamos um Laicato adulto e maduro, são fundamentais a organização e a articulação dos leigos, de modo especial nos Conselhos Diocesanos, Regionais e Nacional de Leigos, porque incentivam a comunhão e a participação na Igreja e sua presença ativa no mundo. Apresentamos as deliberações aprovadas nesta reunião:
1- Participação da presidência do CNLB NE III e do presidente do CNLB na Assembléia Geral dos Bispos e dos Coordenadores de Movimentos e Pastorais que se realizará nos dias 05 a 08/11/2012, na cidade de São Salvador –BA. 
2- Fortalecimento das regiões pastorais (subregionais), através de um cronograma de encontros nestas regiões com objetivos, tema, data , nº de participantes; apresentado na Assembléia Geral dos Bispos e dos Coordenadores de Movimentos e Pastorais. 
3-Cumprimento das atividades por parte CNLB NE III e dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas, a partir dos seus cronogramas de reuniões.
 Aproxima-se a NOSSA XIX AGO do CNLB NE III. Será em Jacobina-BA. Somos chamados e convocados a fortalecer o nosso Organismo CNLB NE III e os CONSELHOS DIOCESANOS DE LEIGOS E LEIGAS. Não podemos ficar de fora, o momento exige de nós PARTICIPAÇÃO e COMPROMISSO. Acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro de 2012. Aguardem convocatória e ficha de inscrição. 
 Abraços fraternos.
 Gleude Moura 
Secretária do CNLB NE III.

50 ANOS CURSILHO DE CRISTANDADE

Nossa Companheira do CNLB e presidente do Regional Ne III do Cursilho  Raimunda Nonata Crispim ( RAI)  participará  de  encontro em Aracaju, com o Bispo de Propriá e em seguida à Estância para participar da Celebração dos 50 Anos do Movimento de Cursilhos no Brasil no domingo.
O CNLB nordeste III parabeniza o Cursilho pelos  50 anos do movimento, tão importante na formação do laicato.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Segunda, 10 de setembro de 2012

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIjmjd6pg3HmEg8luSKkxWOD-JC8WDeYojX06u3iOjTAA6mss2SEKktashm7iMl8wS0impuc2L5xQ3LGbR3vxOdi0VyJolTvYDivDv0YGkqiKzgl2yAqvWtZsjJkilPOAEcjQaeEaf0Op-/s1600/dom+jose+rodrigues.jpg
 Faleceu dom José Rodrigues de Souza, o bispo dos excluídos Dom José Rodrigues de Souza, bispo emérito de Juazeiro, Bahia, faleceu esta madrugada, 09-09-2012, em Goiânia, Goiás, depois de mais de um mês na UTI, em coma induzido, vítima de pneumonia contraída durante tratamento cirúrgico para retirada de água do crânio (hidrocefalia). A informação é do Boletim da CNBB e do sítio Combate ao Racismo Ambiental, 09-09-2012. Dom José Rodrigues de Sousa era natural de Paraíba do Sul (RJ), mas viveu a infância e adolescência em Aparecida (SP). Ingressou no Seminário dos Redentoristas em 1938. Na Congregação Redentorista, atuou como formador, nas Santas Missões Populares e como e superior vice-provincial em Goiás. Foi nomeado bispo de Juazeiro (BA) em 1974.